quarta-feira, agosto 10, 2022
No menu items!
spot_img
InícioEconomiaVladimir Putin anuncia medidas de proteção à moeda rublo

Vladimir Putin anuncia medidas de proteção à moeda rublo

Residentes na Rússia estão proibidos de enviar dinheiro para exterior e exportadoras terão que converter ganhos para a moeda russa

Após o rublo (moeda russa) atingir na segunda-feira (28) mínimas históricas, o governo do presidente Vladimir Putin anunciou duas medidas que visam estancar a queda no câmbio, uma das consequências na economia da guerra na Ucrânia iniciada na quinta-feira (24). Na segunda, o rublo fechou negociado a 94,6 por dólar, frente a 83,5 antes da invasão à Ucrânia.

Segundo decreto publicado no site do Kremilin, a partir desta terça-feira (1º) os residentes na Rússia ficarão proibidos de transferir dinheiro para o exterior, e as empresas exportadoras serão obrigadas a converter em rublos 80% de sua receita em moeda estrangeira obtida desde 1º de janeiro. Em paralelo, o Banco Central russo elevou os juros de 9,5% para 20%.

Estados Unidos, União Europeia e outros países anunciaram que irão excluir  bancos russos do sistema internacional de pagamentos bancários Swift e de qualquer transação com o Banco Central da Rússia. Também foram anunciadas medidas de represália comerciais, como o fechamento do espaço aéreo a aviões russos pela Europa. Essas medidas geram impacto econômico para Moscou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, reconheceu que as sanções das potências ocidentais eram “duras” e representavam um “problema”, mas alegou que a Rússia tinha “todo o potencial necessário para compensar os danos”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular