Bahia

Secretária afirma que avanço da gripe é reflexo do relaxamento das medidas de proteção

É só lembrar do ano passado, quando tivemos muito pouco’, afirmou Tereza Paim, em conversa com a imprensa

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, afirmou nesta quinta-feira (23) que a população precisa entender que o avanço recente da gripe Influenza, pelo vírus H3n2, “é reflexo do relaxamento de medidas de proteção”. Em conversa com a imprensa antes da inauguração da nova emergência do Hospital Roberto Santos, Tereza Paim destacou que a prevenção é feita com as mesmas medidas de combate á Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

“É só lembrar do ano passado, quando tivemos muito pouco(s casos de gripe)”, disse a secretária, em referência a um período de medidas mais duras no combate ao novo coronavírus. Este período do ano não costuma ter crescimento no número de casos da gripe.

A titular da Secretaria da Saúde do Estado relatou que a Sesab já pediu ao Ministério da Saúde mais doses de vacina contra a gripe, mas a cada dois anos há um intervalo na produção do imunizante pois o fabricante, Instituto Butantan, desenvolve novas versões do produto, visando combater variantes mais recentes. O monitoramento do número de casos está sendo realizado pela Sesab via equipes de vigilância epidemiológica.

Tereza Paim lembrou que, como é uma virose, a Influenza não tem uma terapêutica específica, mas grupos de risco, sobretudo gestantes, idosos e imunodeprimidos. Por isso, a recomendação para o período de Natal e Réveillon é para redobrar os cuidados, “tanto porque ainda estamos em uma pandemia assim como porque estamos em uma época anormal atípico, dessa sazonalidade”.

Enchentes

A secretária da Saúde confirmou que a pasta mantém pessoas em Itamaraju, na sede da força-tarefa estadual para atender as vítimas das enchentes que castigam o Sul e Extremo Sul baianos. “(estamos) Ativando a atenção primária para essas doenças que vem logo em seguida das enchentes”, acrescentou.  O trabalho inclui o reforço nas vacinações contra tétano, hepatite e Covid-19.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com