sábado, agosto 13, 2022
No menu items!
spot_img
InícioBahiaInvestimentos do governo garantem acesso à água para produção de agricultores familiares

Investimentos do governo garantem acesso à água para produção de agricultores familiares

Em Vitória da Conquista e Caraíbas, foram realizadas 52 limpezas das aguadas coletivas beneficiando cerca de 20 comunidades rurais.

A execução da limpeza de aguadas em comunidades rurais dos municípios de Vitória da Conquista e Caraíbas, do território de identidade Sudoeste Baiano, garantiram o acesso à água para a produção, para mais de 600 famílias de comunidades rurais, além de possibilitarem o planejamento de novos plantios e promoverem segurança alimentar e nutricional e a geração de renda para essas famílias.

Nos municípios de Vitória da Conquista e Caraíbas foram realizadas 52 limpezas das aguadas coletivas beneficiando cerca de 20 comunidades rurais. A ação foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do programa Água para Todos. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar.

A limpeza das aguadas ocorreu no segundo semestre de 2021 e desde fevereiro estão sendo realizados os encontros de capacitação das comunidades, voltados à utilização e manutenção das aguadas. As formações estão sendo realizadas pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab), organização social contratada para a realização dessas atividades.

Uma das famílias beneficiadas com a ação é a de Daniela Ferreira Chaves, da Comunidade Quilombo de Furadinho, em Vitória da Conquista, que destaca a importância da aguada para as famílias da comunidade. “Era um pequeno açude, mas com essa limpeza, ampliou (o armazenamento) e nos deu mais acesso à água”.

Cleber Lima Santos, do Quilombo Furadinho, destaca que a comunidade não tem acesso a outras tecnologias de armazenamento de água, por isso é tão necessária a limpeza da aguada. “Foi muito importante para trazer uma condição melhor para a gente. Dá uma maior sustentabilidade à nossa produção”.

Caraíbas

“Estou muito alegre e agradecida, porque agora tem água a vontade, graças a Deus. Para mim é uma riqueza, pois a água para nós é nossa vida. Vamos usar para a casa e para nós fazermos a horta e produzir alimentos como tomate, cebola, abóbora e quiabo. De tudo vamos plantar. É um futuro na nossa vida”, ressalta Anelita Rosa dos Anjos, da Comunidade Capoeira do Poço, município de Caraíbas.

Manoel Pereira Dias, da comunidade de Estiva, em Caraíbas, é um dos beneficiados com a ação e fala que todos da comunidade ficaram muito satisfeitos. “Vai alimentar muitas pessoas e muita gente vai utilizar dessa água. Graças a Deus encheu e todo muito ficou agradecido. Agora que tem a água já estamos planejando fazer a capineira para produzir capim de corte e fazer ração para as criações e também cana-de-açúcar e milho”.

Fabiana Tomaz dos Santos, da comunidade do Barbosa, município de Caraíbas, agradeceu a todas as instituições envolvidas na ação. “É importante, porque água é vida e essa limpeza da aguada vai beneficiar muitas famílias e vai ser usada em casa, para plantar a horta e para termos temperos”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular