Geral

Filhote de girafa tem segunda chance após equipe de zoológico desenvolve órteses para ela

Girafa nasce com problemas nas pernas e profissionais desenvolvem órteses para ela

Uma filhote de girafa, chamada Msituni, conseguiu voltar a andar após uma equipe de profissionais do zoológico de San Diego Zoo Safari Park, na Califórnia, desenvolver órteses para ela. O animal mora no zoológico e havia nascido com sérios problemas de saúde.

Msituni nasceu no dia 1º de fevereiro com uma hiperextensão do carpo, ossos que são o equivalente da girafa ao pulso humano. Por causa disso, suas patas dianteiras dobraram para o lado errado, fazendo com que ela não conseguisse andar. As articulações das pernas traseiras também estavam fracas e, piorando ainda mais a situação, a girava tinha vindo ao mundo com 1,50m de altura e 45kg.

Filhote de girafa tem segunda chance após equipe de zoológico desenvolve órteses para ela; veja vídeo

As condições não eram nada favoráveis para Msituni, mas ela poderia contar com uma equipe extremamente dedicada à melhorar os dias dela, o que fez toda diferença. O zoológico, em parceria com a Hanger Clinic (que possui 875 clínicas que prestam cuidados ortopédicos e protéticos), desenvolveu os materiais necessários para dar qualidade de vida a fêmea.

“Estamos muito felizes por ter os recursos e a experiência para intervir e proporcionar a esta jovem a oportunidade de uma vida plena”, disse o veterinário sênior do San Diego Zoo Safari Park, Dr. Matt Kinney, em um comunicado. “Sem esses aparelhos salva-vidas para fornecer suporte, a posição de suas pernas teria se tornado cada vez mais dolorosa e progredido a um ponto que ela não seria capaz de superar”, explicou.

Equipe de zoológico desenvolve órteses para filhote de girafa

Girafa nasce com problemas nas pernas e profissionais desenvolvem órteses para ela

O ortopedista da Hanger Clinic, Ara Mirzaian, contou que tudo aquilo era uma novidade para ele e foi uma experiência que será difícil de ser esquecida. Os profissionais utilizaram moldes de suas pernas para criar aparelhos ortopédicos de grafite de carbono moldados sob medida com padrão de girafa para parecer natural.

“Sinto uma tremenda sensação de realização”, disse Mirzaian. “Eu nunca trabalhei com vida selvagem antes – é uma daquelas coisas que é uma oportunidade única na vida e você só precisa saborear o momento”, afirmou.

Filhote de girafa tem segunda chance após equipe de zoológico desenvolve órteses para ela

A outra perna da girafa que também apresentava problema, foi corrigida com com colete médico. O tratamento aqui durou 10 dias e depois disso já estava resolvido, segundo a Associated Press.

O tratamento durou 39 dias. Quando passou esse tempo, Msituni foi devolvida à mãe, que a rejeitou. Porém, felizmente havia outra girafa que aceitou a fêmea. A mamãe girafa havia dado a luz quatro dias depois que Msituni nasceu.

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com