Bahia

Em dezembro de 2021, produção industrial registra aumento de 2%

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira e fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE

A produção industrial baiana (de transformação e extrativa mineral) registrou aumento, em dezembro de 2021, de 2,0% frente ao mês de novembro, após recuo de 1,7% entre outubro e novembro.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (9) e fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria estadual do Planejamento (Seplan).

No confronto de dezembro de 2021 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 10,5%, com oito das 12 atividades pesquisadas assinalando queda da produção. A maior contribuição negativa veio com o setor de Veículos (-95,8%). A principal contribuição positiva foi em Derivados de petróleo (14,6%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de óleo diesel, gasolina e parafinas.

No acumulado do período de janeiro a dezembro de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 13,2%. Cinco dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para Veículos, que registrou queda de 94,9%. Positivamente, destacou-se o segmento de Couro, artigos para viagem e calçados (31,2%).

Análise trimestral
No quarto trimestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 11,8% após declínios de 11,1% e 12,2%, respectivamente, no segundo e terceiro trimestres de 2020.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com