COVID-19

Covid-19 volta a liderar causas de morte no Brasil

Números triplicaram de dezembro de 2021 para janeiro deste ano

O aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas também impactou no número de mortes registradas no país, fazendo com que o novo coronavírus voltasse a ser a principal causa de óbitos no Brasil. De acordo com apuração do Uol, isso não ocorria desde a semana entre 10 e 16 de outubro de 2020.

Tendo como base dados dos cartórios de registro civil, o site verificou que a semana de 16 a 22 de janeiro teve registradas, até esta terça (25), 1.976 declarações de óbito com a Covid como causa. O número supera em 53% as mortes por AVC, que lideraram o ranking entre fim de outubro do ano passado e início de janeiro de 2021.

Ainda segundo a publicação, o total de mortes por Covid não ultrapassava 50% das outras principais causas desde a primeira semana completa de setembro de 2021, compreendida entre os dias 55 e 11.

Disponíveis no no portal da transparência da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os dados ainda são parciais, já que o prazo para incluir informações na plataforma é de 15 dias.

A reportagem destaca que os cálculos têm como base a data oficial do óbito, e não as datas em que as mortes foram registradas pelo poder público, como contabilizam do Ministério da Saúde e do consórcio de imprensa.

Ainda segundo o site, o número de óbitos diários registrados nos cartórios vem crescendo, atingindo em média o triplo do que havia no fim de 2021. Segundo os dados da Arpen, os números aumentaram de 105, em 31 de dezembro do ano passado, para 293 em 20 de janeiro de 2022. Vale ressaltar que a tendência é o dado aumentar com as novas inserções no sistema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com