Brasil

Brumadinho tem risco de novo rompimento

O Corpo de Bombeiros disse, na madrugada deste domingo (27),  que existe “risco iminente” de rompimento de outra barragem em Brumadinho (MG). Equipes faziam a evacuação das comunidades do Córrego do Feijão e Tejuco, que ficam próximas à barragem 6, também pertencente à Vale, por volta das 8h (horário de Brasília).

De acordo com o portal Uol, o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, afirmou que a barragem possui água e fica próxima à que cedeu na sexta-feira (25). Ela estava sendo drenada pela Vale para evitar uma nova ruptura desde a noite de sábado, quando as buscas foram interrompidas. O monitoramento está sendo feito a cada uma hora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme o portal,  medidores de estabilidade, no entanto, teriam apresentado alterações, e sirenes foram acionadas a partir das 5h30 para alertar a população. A região que está sendo evacuada tem cerca de 25 casas. Os moradores do bairro Parque das Cachoeiras foram levados para áreas mais altas dentro da própria comunidade –a medida está prevista no plano de emergência de barragens.

A B6, como é conhecida a barragem do complexo da Vale no Córrego do Feijão, tem capacidade para 1 milhão de metros cúbicos, enquanto a que rompeu na sexta-feira tinha capacidade para 12 milhões de metros cúbicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com